A psicopedagogia está ligada ao processo da aprendizagem e pode definir-se como o conhecimento dos processos de aprendizagem nos aspectos cognitivos e emocionais. Esta área pretende integrar e compreender a forma como ocorrem os processos de aprendizagem e identificar as possíveis dificuldades encontradas neste movimento.

O grande objectivo da psicopedagogia é facilitar o processo de aprendizagem, não apenas no âmbito escolar, mas em todos os contextos que envolvem o sujeito: cognitivo, afectivo e social. O psicopedagogo procura garantir a aplicação do raciocínio na manipulação dos conteúdos escolares e culturais de forma a que a criança se identifique e interiorize os conceitos aprendidos em qualquer contexto ou relação.

O papel do psicopedagogo em Instituição consiste em desenvolver um trabalho terapêutico centrado na aprendizagem, elaborando diagnósticos e realizando intervenções específicas para cada situação.

A intervenção psicopedagógica promove a motivação para a aprendizagem, promove a auto – estima e o auto – conceito com o objectivo de reintegrar a criança ou jovem numa vivência escolar e social adequada.