Inaugurada a 08 de Outubro de 2009 a Quinta Pedagógica - Casa Caramela é um espaço dedicado à preservação do património arquitectónico e cultural da região caramela.

A Quinta pedagógica, "Casa Caramela", situada na zona rural da freguesia de Pinhal Novo, em plena região caramela, integra um espaço museológico, constituído por uma casa típica da região, recuperada à traça original e mobilada de forma a recriar o ambiente caraterístico de uma casa de família rural do final do século XIX, princípios do século XX. Toda a zona envolvente da ―Quinta da Casa Caramela procura recriar a economia de subsistência própria das famílias de então, estando contempladas a zona da adega, os alojamentos dos animais, a eira, a produção agrícola e pecuária tradicionalmente praticadas pelas famílias da região.
Este espaço pretende dinamizar atividades de educação ambiental, estando contempladas atividades relacionadas com a utilização das energias renováveis, a compostagem (transformação de resíduos orgânicos em adubo natural), uma ETAR designada como, se eu fosse uma ETAR, para transformação dos resíduos líquidos em água limpa e reutilizável para rega, a separação dos lixos sólidos em ecopontos e uma estação meteorológica simples.
Para o desenvolvimento das atividades previstas e utilização deste espaço pela comunidade educativa do Concelho, foi celebrado um protocolo com a Câmara Municipal de Palmela, no âmbito do qual são promovidas visitas à Quinta das escolas do ensino básico do Concelho de Palmela.

A "Casa Caramela" está classificada como núcleo museológico do Concelho.

A Quinta conta ainda com um pavilhão multiusos onde se podem desenvolver atividades, ver exposições, realizar reuniões e seminários e festas infantis de aniversário.

 

DOWNLOAD DE DOCUMENTOS:

Plano de Atividades

Regulamento Interno

 

 Ir para página dedicada >>