- Detalhes
-
Atualizado em 18 dezembro 2012
-
Visitas: 5108
1ª Visita à Quinta Pedagógica.
Decorreu no passado dia 19 de Março a 1ª visita à “Quinta da Casa Caramela”, Núcleo Museológico e espaço de Educação Ambiental, pelos alunos da Sala 2 (Pré-Escolar) e 5ºano da Escola Básica e Jardim de Infância de Palmela.
Esta visita segue a celebração de um
protocolo com a Câmara Municipal de Palmela, no âmbito do qual serão
promovidas mais visitas das escolas do ensino básico do concelho de Palmela.
Veja agora algumas fotos da visita:
{smoothgallery album=84}
A Fundação COI inaugurou no dia 08 de Outubro de 2009 um espaço dedicado à preservação do património arquitectónico e cultural da região caramela.

Neste espaço desenvolvem-se actividades pedagógicas relacionadas com o moderno conceito de Eco-educação, inclui uma casa rural típica desta região, a qual foi recuperada à traça original e decorada com mobiliário e artefactos característicos, por forma a recriar o ambiente em que viviam as famílias desta zona nos finais do século XIX, princípios do século XX. Na recriação deste espaço foi disponibilizado o apoio técnico especializado da Divisão do Património cultural da Câmara Municipal de Palmela, a qual depositou neste espaço algumas peças do seu património museológico.
Toda a zona envolvente da Casa Caramela procura recriar a economia de subsistência própria das famílias de então, estando contempladas a zona da adega, os alojamentos dos animais, a eira e a produção agrícola e pecuária tradicionalmente praticadas pelas famílias da região.
Também estão contempladas actividades relacionadas com a utilização das energias renováveis, a compostagem (transformação de resíduos orgânicos em adubo natural), uma ETAR para transformação dos resíduos líquidos em água limpa e reutilizável para rega, a separação dos lixos sólidos em ecopontos e uma estação meteorológica simples.

A Casa Caramela poderá vir a ser classificada como núcleo museológico do Concelho.
No espaço da quinta foi também instalado um Pavilhão Multiusos, de 300m2, o qual está preparado para receber diversos tipos de actividades, tais como seminários, exposições, reuniões, festas de aniversário, etc.
Neste pavilhão está agora patente uma exposição fotográfica, relativa a um levantamento das “Casas Caramelas” da região, da responsabilidade do Arquitecto Tiago Farinha.