A Fundação COI projeta a sua intervenção social ao nível europeu na ESAN
FUNDAÇÃO COI
PROJETA A SUA INTERVENÇÃO SOCIAL AO NÍVEL EUROPEU
COMO MEMBRO DA
ESAN - EUROPEAN SOCIAL ACTION NETWORK
Na Assembleia Geral da ESAN de dia 18 de Novembro, foi dirigido um convite formal à Fundação COI para integrar o Conselho de Administração desta Organização Europeia.
Na sequência deste desafio, desde logo aceite, a Fundação COI participa na elaboração e promoção dos programas, projectos, relatórios e artigos de influência produzidos pela ESAN que servem de apoio às decisões de carácter social dos órgãos da União Europeia. Contribui ainda para fazer chegar a estes órgãos as tomadas de posição assumidas e o sentir das organizações sociais sem fins lucrativos do espaço europeu.
A ESAN - European Social Action Network - Associação Internacional sem fins lucrativos, é membro fundador da Comissão Europeia e participa no Conselho da Europa, Parlamento Europeu e Plataforma Social, funcionando com actividades de lobbying para as questões sociais, procurando fazer valer, junto destes órgãos, as posições dos seus membros - Instituições de Solidariedade, sem fins lucrativos de toda a Europa. Faculta ainda informação privilegiada aos seus associados acerca de financiamentos europeus a projectos sociais, disponibilizando apoio na concepção dos mesmos, funcionando como suporte para a criação de parcerias internacionais de âmbito europeu, na área da intervenção social. As suas principais áreas de actuação são a promoção dos Direitos Fundamentais, da expressão da cidadania activa, acções de solidariedade, partilha e divulgação de boas práticas e criação de instrumentos de investigação e avaliação das situações sociais.
Na qualidade de membro da ESAN, a Fundação COI participou num Seminário que teve lugar em Bruxelas, em 17 de Novembro último, subordinado ao tema " O Voluntariado à Escala Europeia".
Desde há algum tempo a esta parte que as preocupações de caris social da Fundação COI não se circunscrevem apenas ao concelho de Palmela e ao território nacional - desde 2001 que integra uma parceria com a Câmara Municipal de Palmela de cooperação com Cabo Verde, mais propriamente com o Município de S. Filipe na Ilha do Fogo e a cidade da Praia na ilha de Santiago.
Em Abril de 2010 a Fundação COI apresentou um projecto ao Secours National Français para a participação das crianças integradas nas suas Casas de Acolhimento, numa iniciativa denominada "Les Oubliés des Vacances" promovida por aquela organização em parceria com a ESAN - European Social Action Network - tendo participado neste projecto 10 crianças ao cuidado da Fundação COI que passaram assim 15 dias de férias em França, tendo a oportunidade de tomar contacto com outro país e outra cultura.
Na sequência desse projecto, a ESAN convidou a Fundação COI a tornar-se num dos seus membros, o que veio a acontecer em Novembro de 2010, tornando-se Novembro de 2011 membro do Conselho de Administração desta organização europeia.