O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) é uma resposta social que surge de uma necessidade de prestar apoio aos jovens e adultos com deficiência mental e outras incapacidades, com vista ao desenvolvimento e manutenção das suas autonomias pessoais, sociais, e do seu equilíbrio biopsicoemocional.
O CACI está integrado em duas Respostas Sociais da Fundação, o Lar Residencial e a Residência Autónoma, que tem como objetivo dar continuidade aos serviços prestados e promover e garantir a qualidade de vida dos nossos clientes.
OBJETIVO GERAL
O CACI tem como objetivo principal promover e disponibilizar condições que contribuam para uma vida com qualidade através do desempenho de atividades socialmente úteis e estritamente ocupacionais, de forma a permitir-lhes uma valorização pessoal e o aproveitamento das suas capacidades remanescentes, quer na perspectiva de uma eventual integração, se possível, no regime do emprego protegido, quer na perspectiva de manter os deficientes simplesmente ativos, interessados, criativos e criadores. Estas formas de apoio visam, por outro lado, a valorização pessoal das pessoas com deficiência e a sua integração na comunidade, o que se traduz também em ajuda às respetivas famílias.
O CACI disponibiliza apoio técnico permanente nos planos físicos, psíquico e social e promove a participação em ações culturais, gimnodesportivas e recreativas.
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O Lar Residencial tem como objetivo geral o acolhimento de jovens e adultos portadores de deficiência, de idade igual ou superior a 16 anos que se encontrem impedidos, temporária ou definitivamente, de residir no seu meio familiar. Destina-se igualmente a jovens que frequentem estruturas de ensino, formação profissional ou que se encontrem abrangidos por programas ou projetos, cujo local não se compatibilize ao da respetiva residência. Presta ainda apoio no caso dos familiares/cuidadores necessitarem de apoio em determinadas situações, tais como em situações de doença ou de necessidade de descanso.
Este equipamento tem capacidade para acolher 24 clientes, sendo que 2 vagas se destinam a alojamento de carácter temporário.
O Lar Residencial prioriza situações de enquadramentos familiares disfuncionais, situações de carência social e/ou económica, envelhecimento dos cuidadores e de outros familiares diretos, situações de grande dependência, abandono por parte dos familiares/cuidadores ou ausência dos mesmos, situações sócio-habitacionais precárias, promovendo sempre e incondicionalmente a solidariedade e prestando aos clientes um apoio de qualidade, a que todos têm direito.
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O Banco de Ajudas Técnicas é uma resposta social inovadora específica e facilitadora da vida diária da pessoa idosa e/ou portadora de incapacidade motora, assim como das suas famílias.
As ajudas técnicas são equipamentos de reabilitação que visam reduzir as consequências do aparecimento de incapacidades motoras ou melhorar a qualidade do apoio prestado à pessoa.
Numa perspectiva de complementaridade às respostas de intervenção social e comunitária da Fundação COI, nomeadamente nas áreas de apoio à população idosa e cidadãos portadores de deficiência, surge a necessidade de criar um serviço especializado na área das ajudas técnicas, criando mais um recurso disponível à comunidade.
O aumento da esperança média de vida, a par das consequentes incapacidades sensoriais, psicológicas e físicas, que caracterizam este aumento do ciclo de vida e que impedem a realização das atividades do dia a dia, tem vindo a provocar alterações no âmbito da estrutura familiar, cujo enquadramento profissional impede os elementos do agregado familiar de prestar os devidos cuidados à pessoa com mobilidade condicionada.
De realçar que este serviço é do conhecimento das estruturas parceiras, tais como centro de saúde, hospital, Câmara Municipal e Segurança Social, devido à divulgação realizada por parte da Fundação COI, nomeadamente, através de reuniões de trabalho.
Consulte o Catálogo
Morada:
Rua José Régio, Lote 57 R/C B
2955-202 Pinhal Novo
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O Serviço de Apoio Domiciliário consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no próprio domicílio, sempre que idosos, adultos ou famílias, por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ ou da vida diária.
OBJETIVO
Desenvolver actividades de apoio no domicílio a pessoas idosas ou em situação de grande dependência, promovendo a sua autonomia e bem estar biopsicossocial.
SERVIÇOS PRESTADOS PELA INSTITUIÇÃO
Serviços Básicos
a) Prestação de cuidados de higiene e conforto;
b) Arrumação e pequenas limpezas no domicílio, quando utilizados só pelo idoso e nas zonas essenciais à sua circulação, priorizando-se para este tipo de serviço os mais necessitados e sós;
c) Confecção, transporte e acompanhamento de refeições;
d) Acompanhamento 7 dias por semana;
e) Tratamento de roupas;
f) Diligências:
Serviços Complementares
Estes serviços serão contratualizados com o utente, de acordo com as suas necessidades, mediante pagamento adicional, que terá como base de cálculo o nº de horas despendidas a multiplicar pelo custo/ hora do pessoal disponibilizado.
a) Limpezas gerais;
b) Orientação e acompanhamento de pequenas alterações no domicílio que permitam mais segurança e conforto ao utente;
c) Acompanhamento, recreação e convívio;
d) Pequenas reparações no domicílio;
e) Acompanhamento e apoio em situações de urgência através de um serviço de telealarme;
f) Fornecimento de ajudas técnicas;
g) Acompanhamento pessoal na residência durante períodos fora dos previstos no Serviço Básico.
Normas de Funcionamento
O Serviço de Apoio Domiciliário funciona 7 dias por semana no horário:
08h00 às 13h00
16h00 às 19h00
Posteriormente a Técnica de Serviço Social efectuará avaliação no domicílio elaborando relatório social que submete à decisão do Conselho de Administração da Fundação.
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O Gabinete de Psicologia Clínica, a funcionar no Gabinete de Apoio à Comunidade, atende gratuitamente jovens que necessitam de apoio ou acompanhamento e que espontaneamente procuram o referido serviço.
Este gabinete disponibiliza 4 horas semanais de atendimento, sendo que é feito pelos Psicológos Clínicos da Fundação, nos dias indicados e mediante marcação prévia.